Calendário

Participe!
29 Maio • 2024
#DiaDoDesafio
  Voltar para a lista

O Dia do Desafio chega a sua 25ª edição com atividades em vários países da América Latina

O Dia do Desafio chega a sua 25ª edição com atividades em vários países da América Latina

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição neste dia 29. Mais de 3.000 cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam desta disputa. A ação mundial existe para, por meio da integração e cooperação entre as cidades, incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e no continente americano pelo Sesc São Paulo. Além disso, conta com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA), e com a realização das prefeituras municipais.

“Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data, forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc”, ressalta o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

 

O novo slogan do Dia do Desafio vem para reforçar que atividade física é uma questão de bem-estar

 

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.

Ranking Cidade + Cidade

As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018 para uma competição trienal que segue até 2020. Ou seja, este ano elas continuam parceiras na disputa e seguem somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes. Além do desafio entre cidades, cada dupla entra, unida, na classificação do ranking Cidade + Cidade. Este contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios, e é atualizado a cada ano, estimulando a troca de boas práticas entre eles para que, juntos, alcancem um melhor resultado global.

Um dos destaques é a cidade de São Paulo que segue em disputa com Caracas, capital da Venezuela. As duas cidades ocupam, juntas, a quarta posição de sua categoria – mais de 999.999 habitantes – no ranking Cidade + Cidade.

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, esta realização local é o verdadeiro motor da campanha. “Com o envolvimento de instituições de diversos setores, o Dia do Desafio chega à sua 25ª edição incentivando o compartilhamento de boas práticas, que faz com que essa mobilização coletiva se fortaleça por meio da colaboração mútua, do apoio e da integração entre os mais diferentes parceiros, ampliando cada vez mais ações de atividades físicas e esportivas realizadas no mundo inteiro”.

Com atividades em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de espaços públicos como o Terminal Rodoviário do Tietê, Parque da juventude, Estação de Metrô Paulista da Linha 4 – Amarela, Parque da Luz, a programação oferece atividades gratuitas como aulas abertas, vivências, jogos e inúmeras práticas e ações com personalidades esportivas como: Daniele Hypólito; Arthur Zanetti, Flávio Canto, Claudinei Quirino, Marta Sobral, Poliana Okimoto, André Domingos, Alan Fonteles, Solange Frazão, Fernando Scherer, Diogo Silva, Hugo Hoyama, Karine Duarte, Diogo Sclebin.

Programação Completa: sescsp.org.br/diadodesafio

Compartilhar: