Calendário

Participe!
29 Maio • 2024
#DiaDoDesafio
Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo

É com entusiasmo que assumimos a liderança do Dia do Desafio no Continente Americano, impulsionando essa iniciativa global da TAFISA (The Association For International Sport for All), apoiada por ISCA (International Sport and Culture Association) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Chegamos, neste ano, à 30ª edição de uma campanha que, só na América Latina, engaja mais de 3.500 organizações em quatorze países. Com o tema “Se Joga no Desafio”, destaca-se a importância das atividades físicas recreativas e utilitárias para a saúde, fomentando sua inserção no cotidiano. Daí a valorização das formas de mobilidade que privilegiam o corpo e seu deslocamento no território, com vistas a sensibilizar gestores públicos a tornarem as cidades mais acessíveis e propícias ao movimento corporal, contribuindo para o bem-estar dos e das habitantes. Agregando forças com as unidades do Sesc no país, convidamos parceiros do segmento público, da iniciativa privada e do terceiro setor a se unirem neste esforço coletivo. Juntos, vamos fortalecer o intuito de tornar as cidades mais saudáveis e inclusivas, com espaços favoráveis à elevação da qualidade de vida de todas as pessoas.

Luiz Galina Diretor Regional - Sesc São Paulo

O sucesso do Dia do Desafio, em seu propósito de alavancar a atividade física e a prática do esporte entre as pessoas, depende diretamente do envolvimento amplo e conjugado de organizações que desempenham papéis complementares na promoção de uma vida ativa. Somada às unidades do Sesc, figura nesse esforço compartilhado a rede de representantes dos três setores da sociedade: a administração pública, as empresas privadas e as instituições sem fins lucrativos. Dividir com esses parceiros os conceitos e eixos orientadores da campanha deste ano contribui para subsidiar gestores e lideranças na realização de iniciativas locais, cruciais para estimular cidadãos e cidadãs a adotarem hábitos saudáveis de existência, dignos de comunidades que, diária e crescentemente, se jogam no desafio!

Carolina Seixas Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo - Sesc São Paulo | Coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano
São José dos Campos, 1996
São José dos Campos, 1996

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio. 

Em 1990, a TAFISA (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa. 

Está preparado? 

  • 1995
  • 1997
  • 1999
  • 2000
  • 2003
  • 2011
  • 2018
  • 2020
  • 2023

O Sesc São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.

O Sesc São Paulo passa a coordenar as atividades do Dia Do Desafio na América Latina. 

A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).

O Sesc São Paulo assume a coordenação do Dia Do Desafio no Continente Americano. 

Para incentivar a prática diária de atividade física e esportiva, o Projeto de Lei 1300 foi encaminhado ao Congresso Nacional do Brasil para criação do Dia Nacional do Desafio.

Neste ano, o Dia Do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, acontecendo em 4.023 cidades e com a participação de 63.611.208 pessoas no continente americano. 

Em 5 de abril, foi sancionada a lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio. 

No ano em que o Dia do Desafio ocorreu de forma on-line, em função da pandemia da Covid-19, ocorreu também o fim da competição entre cidades.

Foram definidas as metas para o triênio: ressignificar espaços para a prática esportiva, capacitar os agentes envolvidos no processo, promover o contato entre as instituições parceiras, estabelecer um processo de avaliação do impacto do projeto, estabelecer o compromisso dos parceiros com os objetivos da campanha e dar visibilidade para os projetos que demonstram alinhamento conceitual com a campanha.