No dia 31 de maio de 2023 acontecerá a 29ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina, coordenada globalmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All – e, no Continente Americano, pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO– Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Um de seus papéis fundamentais é fortalecer as relações entre cidades, instituições e o público, por meio de eventos gratuitos desenhados para todas as idades e níveis de prática que possuam a capacidade de oferecer recursos (informação, materiais e humanos) para a adesão e manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas.
Nesse ano, o Dia do Desafio busca sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana a partir do conhecimento de conteúdos em urbanismo tático, combate a inatividade, promoção de saúde, modelos pedagógicos esportivos e compartilhamento de boas práticas.
Por fim, gostaríamos de convidá-lo a fazer parte desse movimento em prol de comunidades mais ativas!
Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.
Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.
Está preparado?!
O SESC São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.
Em uma única frase, a prefeita da cidade de São José dos Campos (SP) traduziu o evento de maneira simples: “É uma grande brincadeira. Faz com que as pessoas se lembrem de que a vida não é só trabalho”.
O SESC SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio na América Latina.
A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).
O SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio no Continente Americano.
No Brasil, foi encaminhado o PL (Projeto de Lei) 1300, ao Congresso Nacional pela criação do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.
A comemoração dos 10 anos do Dia do Desafio ressaltou a importância da atividade física permanente. A publicação do livro “O Desafio do Movimento” e o Seminário Vida Ativa, Ação Comunitária reforçaram os conceitos do evento.
No ano dos Jogos Pan-Americanos, o evento trouxe à tona a ideia de deixar a emoção da vitória aos atletas, enquanto os cidadãos comuns avançavam mais um passo em direção a uma vida saudável, considerando o esporte como atividade acessível a todos.
Em 2011 o Dia do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, aconteceu em 4.023 cidades e teve participação de 63.611.208 pessoas no continente americano.
Se a evolução da tecnologia estabelece uma zona de conforto, com rotinas que demandam menor consumo energético, por outro lado, as mesmas ferramentas podem facilitar na criação de redes de incentivo para a busca de uma vida saudável. O Dia do Desafio propôs a criação de redes de incentivo para mudar paradigmas e formar cidadãos mais ativos.
O Dia do Desafio mobiliza comunidades e este exercício social também abordou a expectativa dos cidadãos pela apropriação do espaço público. As prefeituras e seus parceiros foram sensibilizados para repensarem suas estruturas, com vistas à criação de municípios mais sustentáveis e democráticos, com cidades voltadas para as pessoas e suas necessidades de mobilidade, lazer e recreação.
Acompanhando as mudanças sociais, o Dia do Desafio de 2017 realizou uma edição focada na influência e relação entre amigos e familiares. O mote da campanha foi o #EncareSeuDesafio e a ideia era que pessoas que já praticam atividade física estimulassem outras a fazerem o mesmo. Além disso, foram promovidos eventos de “esquenta” durante todo o mês de maio.
Em 5 de Abril, foi sancionada a Lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio.