Calendário

Participe!
25 Maio • 2022
#DiaDoDesafio

“Em sua 28ª edição, o Dia do Desafio 2022 representa uma oportunidade para refletirmos sobre as experiências sem precedentes que vivemos nos últimos dois anos. Tão logo a pandemia se estabeleceu, fomos instados a elaborar alternativas para lidar com demandas emergenciais nos campos da saúde, da alimentação, das artes, do esporte, da educação, dentre outras atividades que integram a ação institucional do Sesc. Com o prolongamento da situação, esferas cotidianas como os encontros, os espaços de convívio e as interações sociais demandaram adequações que só se tornaram possíveis por meio do universo digital. Em tais plataformas, criamos e aprofundamos campos de vinculação humana, essenciais para o bem-estar e a troca de conhecimentos.

O legado das edições anteriores da Campanha demonstra que a efetivação desse propósito é possível por meio da relação interpessoal, do aprendizado e da inclusão das pessoas, em sua pluralidade, nas diversas modalidades físico-esportivas — campo essencial da cultura.”

Danilo Santos de Miranda Diretor Regional - Sesc São Paulo

“A motivação para a realização do Dia do Desafio 2022 pode ser comparada com o regresso ao lar. Após longa temporada sem poder ocupar esses endereços definidores de nossas identidades, temos a oportunidade de voltar a habitar os locais onde as atividades físicas se viabilizam ampla e integralmente, a partir da reunião de pessoas. Com a convicção renovada sobre a importância da Campanha, que representa um momento no qual algumas cidades e suas instituições oferecem contextos de sensibilização quanto à prática regular do esporte, procuramos cumprir nosso papel enquanto promotores da saúde e da qualidade de vida.

Com a melhoria do cenário relativo à Covid-19 — reflexo direto da vacinação da população brasileira — esta edição do Dia do Desafio resgata e celebra a reunião presencial. Por meio de ações que sensibilizam e ampliam o acesso às diversas práticas físico-esportivas, propomos a ocupação de espaços concretos, com foco na diminuição do sedentarismo e o consequente aprimoramento da saúde e do bem viver individual e coletivo.”

Carolina Seixas Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo - Sesc São Paulo | Coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano
São José dos Campos, 1996
São José dos Campos, 1996

Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All  assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.

Está preparado?!

  • 1995
  • 1996
  • 1997
  • 1999
  • 2000
  • 2003
  • 2005
  • 2007
  • 2011
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • 2018
  • 2019

O SESC São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.

Em uma única frase, a prefeita da cidade de São José dos Campos (SP) traduziu o evento de maneira simples: “É uma grande brincadeira. Faz com que as pessoas se lembrem de que a vida não é só trabalho”.

O SESC SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio na América Latina.

A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).

O SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio no Continente Americano.

No Brasil, foi encaminhado o PL (Projeto de Lei) 1300, ao Congresso Nacional pela criação do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.

A comemoração dos 10 anos do Dia do Desafio ressaltou a importância da atividade física permanente. A publicação do livro “O Desafio do Movimento” e o Seminário Vida Ativa, Ação Comunitária reforçaram os conceitos do evento.

No ano dos Jogos Pan-Americanos, o evento trouxe à tona a ideia de deixar a emoção da vitória aos atletas, enquanto os cidadãos comuns avançavam mais um passo em direção a uma vida saudável, considerando o esporte como atividade acessível a todos.

Em 2011 o Dia do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, aconteceu em 4.023 cidades e teve participação de 63.611.208 pessoas no continente americano.

Se a evolução da tecnologia estabelece uma zona de conforto, com rotinas que demandam menor consumo energético, por outro lado, as mesmas ferramentas podem facilitar na criação de redes de incentivo para a busca de uma vida saudável. O Dia do Desafio propôs a criação de redes de incentivo para mudar paradigmas e formar cidadãos mais ativos.

O Dia do Desafio mobiliza comunidades e este exercício social também abordou a expectativa dos cidadãos pela apropriação do espaço público. As prefeituras e seus parceiros foram sensibilizados para repensarem suas estruturas, com vistas à criação de municípios mais sustentáveis e democráticos, com cidades voltadas para as pessoas e suas necessidades de mobilidade, lazer e recreação.

Acompanhando as mudanças sociais, o Dia do Desafio de 2017 realizou uma edição focada na influência e relação entre amigos e familiares. O mote da campanha foi o #EncareSeuDesafio e a ideia era que pessoas que já praticam atividade física estimulassem outras a fazerem o mesmo. Além disso, foram promovidos eventos de “esquenta” durante todo o mês de maio.

Em 5 de Abril, foi sancionada a Lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio.