Calendário

Participe!
31 Maio • 2023
#DiaDoDesafio

“O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades, instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores institucionais e o desejo do Sesc de uma sociedade mais justa para todos. Como ferramenta, a campanha este ano visa sensibilizar gestores públicos e instituições a criarem metas factíveis em seus cenários e desenvolverem projetos comunitários que utilizem campanha como meio para alcance de tais objetivos. Além disso, na data e para além dela, manter a ideia viva ao longo do ano permite a elaboração de novas propostas que contribuam com a comunidade em busca de territórios mais humanos, inclusivos e democráticos.”

Danilo Santos de Miranda Diretor Regional - Sesc São Paulo

“A 29ª edição do Dia do Desafio fortalece o compromisso entre todas as instituições promotoras do evento com os objetivos previstos para as próximas três edições, com destaque para ações que apresentem propostas de ressignificação de espaços físico esportivos voltados às pessoas, tornando assim as cidades mais humanas, acolhedoras e acessíveis a toda população. Para o público em geral serão ofertadas atividades diversificadas, cuidadosamente planejadas em todo o continente americano, intencionando a participação de pessoas com ou sem experiência, para que estas possam compreender os benefícios das atividades físicas, valorizando o autocuidado e um tempo de qualidade para si próprio no cotidiano.”

Carolina Seixas Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo - Sesc São Paulo | Coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano
São José dos Campos, 1996
São José dos Campos, 1996

Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All  assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.

Está preparado?!

  • 1995
  • 1996
  • 1997
  • 1999
  • 2000
  • 2003
  • 2005
  • 2007
  • 2011
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • 2018
  • 2019

O SESC São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.

Em uma única frase, a prefeita da cidade de São José dos Campos (SP) traduziu o evento de maneira simples: “É uma grande brincadeira. Faz com que as pessoas se lembrem de que a vida não é só trabalho”.

O SESC SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio na América Latina.

A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).

O SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio no Continente Americano.

No Brasil, foi encaminhado o PL (Projeto de Lei) 1300, ao Congresso Nacional pela criação do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.

A comemoração dos 10 anos do Dia do Desafio ressaltou a importância da atividade física permanente. A publicação do livro “O Desafio do Movimento” e o Seminário Vida Ativa, Ação Comunitária reforçaram os conceitos do evento.

No ano dos Jogos Pan-Americanos, o evento trouxe à tona a ideia de deixar a emoção da vitória aos atletas, enquanto os cidadãos comuns avançavam mais um passo em direção a uma vida saudável, considerando o esporte como atividade acessível a todos.

Em 2011 o Dia do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, aconteceu em 4.023 cidades e teve participação de 63.611.208 pessoas no continente americano.

Se a evolução da tecnologia estabelece uma zona de conforto, com rotinas que demandam menor consumo energético, por outro lado, as mesmas ferramentas podem facilitar na criação de redes de incentivo para a busca de uma vida saudável. O Dia do Desafio propôs a criação de redes de incentivo para mudar paradigmas e formar cidadãos mais ativos.

O Dia do Desafio mobiliza comunidades e este exercício social também abordou a expectativa dos cidadãos pela apropriação do espaço público. As prefeituras e seus parceiros foram sensibilizados para repensarem suas estruturas, com vistas à criação de municípios mais sustentáveis e democráticos, com cidades voltadas para as pessoas e suas necessidades de mobilidade, lazer e recreação.

Acompanhando as mudanças sociais, o Dia do Desafio de 2017 realizou uma edição focada na influência e relação entre amigos e familiares. O mote da campanha foi o #EncareSeuDesafio e a ideia era que pessoas que já praticam atividade física estimulassem outras a fazerem o mesmo. Além disso, foram promovidos eventos de “esquenta” durante todo o mês de maio.

Em 5 de Abril, foi sancionada a Lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio.