Calendário

Participe!
29 Maio • 2024
#DiaDoDesafio
  Voltar para a lista

200 pessoas abraçaram o desafio de levantar pesos olímpicos em terminal de ônibus

200 pessoas abraçaram o desafio de levantar pesos olímpicos em terminal de ônibus

Por Eduardo Silva, da Agência Mural

Público levantou barras de 15 e 20 quilos durante ação no Terminal Mercado – centro de São Paulo

O Terminal Mercado, no centro de São Paulo, recebeu na quarta-feira (29/5/2019) uma ação de levantamento de peso olímpico, que fez parte da 25º edição do Dia do Desafio. Promovida pelo Sesc Parque Dom Pedro, foi a segunda vez que o terminal municipal recebeu a atividade para celebrar a data. Outras atividades gratuitas ocorreram simultaneamente em mais de três mil e seiscentas cidades no continente americano.

Ao todo, 204 pessoas que passaram pelo local foram desafiadas a levantar duas barras de peso: 15 kg e 20 kg. O pintor Jorge Barbosa, 37, morador de Heliópolis, na zona sul da capital, estava com a esposa e os dois filhos quando topou o desafio.

Jorge topou o desafio e destacou o bem-estar que o exercício despertou nele. Foto: Ira Romão/Agência Mural

“Ser desafiado a levantar os pesos faz você se sentir outra pessoa, como se todo o estresse saísse de você. Acredito que se tivessem mais ações assim pela cidade, mais as pessoas praticariam atividades físicas”, comenta.

Quem também gostou da iniciativa foi a autônoma Roberta Silva, 42, que mora em Santo André, no ABC Paulista. Ela participou do desafio.  “Gosto de esportes, apesar de não praticar por falta de tempo”.

O estudante de educação física Raul Pacheco, 26, foi monitor durante a ação. Ele acredita que, no dia a dia, as pessoas perdem oportunidades de se envolver com a cidade. “Ainda que tenham tempo, elas se preocupam só em ir e voltar do trabalho. Mas eventos assim mostram que há vida na cidade, que não é só ir de um ponto a outro… acontece muita coisa no meio do caminho”, diz. 

Ação no Terminal Mercado promove a ocupação do espaço público e a prática de atividades físicas na 25ª edição do Dia do Desafio. Foto: Ira Romã/Agência Mural

Os amigos Maicon Júnior, 24, Rodrigo Silva, 26, e Wellington Júnior, 22, iam em direção ao Brás, onde trabalham descarregando contêineres, e pararam para levantar os dois pesos e gravar vídeos com o celular. Foi a primeira vez que eles ouviram falar sobre o Dia do Desafio.

“Achei daora. Para quem gosta de educação física, é um esporte legal”, afirma Wellington. “Incentiva as pessoas, né? Parece levinho, aí faz você ter interesse [em topar o desafio]”, completa Maicon.

Os amigos Maicon, Rodrigo e Wellington não conheciam o Dia do Desafio e se animaram com a atividade proposta. Foto: Ira Romão/Agência Mural

A oportunidade de ter experiências como essa pode estar mais próxima do que parece! Experimente participando do Dia do Desafio. A campanha acontece todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. São mais de 3 mil cidades que participam, no Brasil e em 13 países do continente americano como Argentina, Chile, Cuba, México, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Saiba mais!

*Série de reportagens produzida pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo. 

 

Compartilhar: