Calendário

Participe!
29 Maio • 2024
#DiaDoDesafio
  Voltar para a lista

INSPIRANDO PESSOAS E PROJETOS NA REGIÃO DE BIRIGUI

INSPIRANDO PESSOAS E PROJETOS NA REGIÃO DE BIRIGUI

No dia 27 de maio, acontece em todo o continente americano o Dia do Desafio; na região de Birigui, a cidade de Piacatu se inspirou no projeto para criar um programa de atividades físicas que existe há 13 anos

 Há 25 anos, o Dia do Desafio vem reunindo pessoas e histórias de várias cidades do continente americano para a prática de atividades físicas. Na região de Birigui o Dia do Desafio gerou bons frutos para muitas delas, isso fortalece ainda mais a base e a necessidade de continuidade do programa. O município de Piacatu, por exemplo, que tem cerca de 5.300 habitantes e conseguiu reunir pouco mais de 70% da população fazendo atividades físicas no desafio do ano passado, se inspirou no evento para criar em 2007 um outro projeto: o Agita Piacatu.

 

Uma das responsáveis por ele, a professora de educação física Ana Borges dos Santos lembra que a inspiração surgiu por conta da experiência exitosa do município em alguns eventos de promoção à saúde e prática esportiva, tendo o Dia do Desafio como um dos mais importantes e de grande envolvimento da população. Surgiu então a ideia de tornar os eventos pontuais atividades permanentes, sendo instituído por lei pela Prefeitura o Programa Agita Piacatu (lei municipal nº 1961 de 13 de junho de 2008).

O Dia do Desafio foi um marcono que diz respeito a conscientização e busca pela mudança de atitude por parte da população de Piacatu. Ele foio ponto de partida para a criação do Agita Piacatu e sempre despertou o interesse pela prática de atividades  físicas  de forma coletiva, promoveu a interação e o lazer da população. Por todos os feitos e resultados deste evento é que ele hoje é parte da agenda de grandes eventos oficiais do município”, afirma.

Assim, o Dia do Desafio foi integrado à agenda do Agita Piacatu, como forma de unir e fortalecer ações em torno dos mesmos objetivos. “O objetivo do programa é estimular a vida ativa e saudável da população, adotando medidas de promoção à saúde através da medicina preventiva e não a curativa, e por meio das aulas permanentes reduzir o número de pessoas com patologias causadas pelo sedentarismo, buscando benefícios como a qualidade vida”, comenta Ana.

Atualmente o programa conta com mais de 10 atividades permanentes, entre elas: hidroginástica, step, ginástica localizada, caminhada orientada, dança circular, recreação ao lar São Luiz Montfort (casa de abrigo de idosos) e com crianças dos projetos municipais, Pilates, aulas de ritmos, vôlei adaptado e grupo de fortalecimento.



E na edição do Dia do Desafio em 2020, a professora afirma que a ideia é a fazer com que os participantes continuem se movimentando mesmo dentro de casa.
 “Criamos mecanismos como vídeos, propagandas e materiais educativos, distribuídos através das redes sociais com objetivo de abranger, além dos nossos alunos a população em geral, e incentivá-los a se manterem ativos e com hábitos mais saudáveis com o Dia do Desafio e com as outras atividades e programas da cidade”, complementa.

Saudável

Os hábitos saudáveis, como sabemos, oferecem ganhos para o corpo e para a mente. Em tempos como os atuais (em qualquer tempo, na verdade), atividades físicas estão entre as fontes importantes para manter o corpo e a mente sãos e o Dia do Desafio tem sua continuidade mantida a partir desse pensamento.

Jefferson Bittencourt, supervisor de programação do Sesc Birigui, ressalta que incentivar os cuidados com a saúde sempre esteve entre as prioridades do Sesc e neste momento não será diferente. “Entendemos que, mesmo em tempos de quarentena, uma das melhores opções para nos mantermos saudáveis é a prática da atividade física constante, mesmo feita dentro de casa. Manter o corpo ativo faz com que possamos enfrentar com mais disposição o nosso dia, tendo uma rotina de exercícios e atividades, e lembrando sempre de recorrermos à orientação dos profissionais de Educação Física”, afirma.

Jefferson lembra que desde 1995 o Sesc está diretamente ligado às ações do Dia do Desafio, promovendo as atividades, coordenando as ações no Brasil e internacionalmente e também consolidando a parceria com os municípios participantes. “Em nossa região, as parcerias com os 54 municípios em que o Sesc Birigui desenvolve as atividades já está bem consolidada, mobilizando pessoas de diferentes faixas etárias em prol da campanha, da saúde e da qualidade de vida”, diz.

A ideia neste ano é que no dia 27 de maio muitas cidades, instituições e pessoas compartilhem em suas redes sociais desafios, vídeos com práticas de atividade física entre outras atividades esportivas. Entre as ações regionais, os educadores do Sesc de Birigui, Rio Preto, Prudente, Ribeirão Preto e Catanduva prepararão aulas especiais, com diferentes temáticas, que serão disponibilizadas e irão ao ar pelas mídias sociais do Sesc durante todo o dia.

(Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Piacatu)
Compartilhar: