Calendário

Participe!
29 Maio • 2024
#DiaDoDesafio
  Voltar para a lista

Com o tema “Muito mais que um dia!” o Dia do Desafio chega à 29ª edição

Com o tema “Muito mais que um dia!” o Dia do Desafio chega à 29ª edição

Coordenado pelo Sesc São Paulo no Continente Americano e com o tema “Muito mais que um dia!” o Dia do Desafio chega à 29ª edição, propondo a criação de legados positivos para a adoção de uma vida mais saudável.

No dia 31 de maio de 2023, o Dia do Desafio chega à sua 29ª edição da campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizadas por instituições públicas e privadas em diversos países da América Latina.

A campanha é uma iniciativa global da TAFISA (The Association For International Sport for All) que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Os novo desafio desta campanha mundial é sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana.

Com a temática “Muito mais que um dia” a proposta é fazer com que a população possa se engajar e buscar participações qualificadas em projetos e políticas públicas relacionados à atividade física durante todo o ano, a fim de auxiliar na criação de ações para a campanha e além dela.

A 29ª edição tem como intuito a ressignificação de espaços e conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas, trabalhando o pensamento sustentável, coletivo e acolhedor para a prática esportiva e lazer.

Para isso, o Sesc São Paulo trouxe reflexões nos Eventos de Pré-Lançamento do Dia do Desafio com o atual Diretor de Engenharia de Tráfego na Secretaria de Segurança Cidadã, Cidade do México (México), Erik Cisneros e a Diretora de Projetos da Seção de Esportes na UNESCO, Paris, Ile-de-France (França), Giulia Scacchi.

Em comum, a fala de ambos aborda boas práticas em ressignificação de espaços, além relatar experiências em projetos sociais, cidades e instituições.

 

 

O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades, instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores institucionais e o desejo do Sesc de uma sociedade mais justa para todos”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Ele acrescenta ainda que “como ferramenta, a campanha este ano visa sensibilizar gestores públicos e instituições a criarem metas factíveis em seus cenários e desenvolverem projetos comunitários que utilizem a campanha como meio para alcance de tais objetivos. Além disso, na data e para além dela, manter a ideia viva ao longo do ano permite a elaboração de novas propostas que contribuam com a comunidade em busca de territórios mais humanos, inclusivos e democráticos”.

Olha só o que o Sesc SP preparou para este ano como programação em algumas unidades:

Sesc Rio Preto – “Desafio das Estrelas Olímpicas” – com integrantes das seleções brasileiras campeãs das olimpíadas em Atenas e Rio de Janeiro.

Sesc Thermas de Presidente Prudente – “Festival de Atletismo” – com a atleta paralímpica Jerusa Geber e seu guia, Gabriel Garcia.

Sesc Catanduva – “Basquete por ELAS” – com Janeth Arcain e equipe Bax Catanduva

Confira a programação completa em: sescsp.org.br

E não deixe de acompanhar os preparativos e as ações nas redes sociais das unidades e também no @esportesescsp e @sescsp 

Dia do Desafio “Muito mais que um dia!”

Compartilhar: