Calendário

Participe!
29 Maio • 2024
#DiaDoDesafio
  Voltar para a lista

Conheça o colombiano “Al Colegio en Bici”

Conheça o colombiano “Al Colegio en Bici”

*Matéria publicada em 14 de março de 2018

O Dia do Desafio é a maior campanha do mundo de incentivo à prática regular de atividade física e valorização do esporte para todos. A cada ano mais pessoas participam no Brasil e na América Latina. No México, por exemplo, em 2015, apenas três cidades se inscreveram e quase 300 mil pessoas aceitaram o desafio. No ano seguinte, foram 335 cidades inscritas e quase três milhões e quatrocentas mil pessoas participaram.

Nossos vizinhos colombianos também estão nessa. Em 2015, cento e trinta e uma cidades participaram, com quase quatro milhões e duzentas mil pessoas. No ano passado, o número de cidades inscritas praticamente dobrou (foram 245) e cerca de dois milhões de cidadãos se engajaram nessa causa. Mas por lá, a prática de atividade física não fica restrita somente à última quarta-feira de maio. Andar de bicicleta, por exemplo, é um hábito comum nas cidades colombianas, seja na zona rural ou na capital, Bogotá, crianças e adultos estão sempre pedalando.

Desde 2013, o Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) firmou uma parceria com a Secretaria de Educação de Bogotá para iniciar um projeto de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte para as crianças chegarem à escola. O programa é chamado de “Al Colegio en Bici”, algo como Para a Escola de Bicicleta, em português. A ideia surgiu da Subdirección Técnica de Recreación y Deporte do IDRD, e tem como objetivo levar a cultura da bike para o ambiente escolar, capacitando professores e pedagogos que possam dar apoio às crianças.

Os estudantes são selecionados a partir de critérios que avaliam o percurso de casa para escola. São escolhidos para ganhar uma bicicleta aqueles que moram em distâncias de um a três quilômetros, fazendo rotas seguras e acompanhados por caravanas. “É um projeto de vida” diz Oscar Ruiz Brochero, chefe da Área de Recreação do IDRD. Outra prova de que a magrela já faz parte da rotina deles, foi a criação de uma ciclovia de domingo na capital, com 121 quilômetros que atende mais de um milhão e meio de pessoas. Além desse espaço, a cidade ainda conta com mais de cinco mil parques à disposição para pedalar.

Ações como o “Al Colegio en Bici” fazem o desafio acontecer todos os dias de uma forma prazerosa.

Compartilhar: