Calendário

Participe!
31 Maio • 2023
#DiaDoDesafio

“O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades, instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores institucionais e o desejo do Sesc de uma sociedade mais justa para todos. Como ferramenta, a campanha este ano visa sensibilizar gestores públicos e instituições a criarem metas factíveis em seus cenários e desenvolverem projetos comunitários que utilizem campanha como meio para alcance de tais objetivos. Além disso, na data e para além dela, manter a ideia viva ao longo do ano permite a elaboração de novas propostas que contribuam com a comunidade em busca de territórios mais humanos, inclusivos e democráticos.”

Danilo Santos de Miranda Diretor Regional - Sesc São Paulo

“A 29ª edição do Dia do Desafio fortalece o compromisso entre todas as instituições promotoras do evento com os objetivos previstos para as próximas três edições, com destaque para ações que apresentem propostas de ressignificação de espaços físico esportivos voltados às pessoas, tornando assim as cidades mais humanas, acolhedoras e acessíveis a toda população. Para o público em geral serão ofertadas atividades diversificadas, cuidadosamente planejadas em todo o continente americano, intencionando a participação de pessoas com ou sem experiência, para que estas possam compreender os benefícios das atividades físicas, valorizando o autocuidado e um tempo de qualidade para si próprio no cotidiano.”

Carolina Seixas Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo - Sesc São Paulo | Coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano
São José dos Campos, 1996
São José dos Campos, 1996

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio. 

Em 1990, a TAFISA (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa. 

Está preparado? 

  • 1995
  • 1997
  • 1999
  • 2000
  • 2003
  • 2011
  • 2018
  • 2020
  • 2023

O Sesc São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.

O Sesc São Paulo passa a coordenar as atividades do Dia Do Desafio na América Latina. 

A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).

O Sesc São Paulo assume a coordenação do Dia Do Desafio no Continente Americano. 

Para incentivar a prática diária de atividade física e esportiva, o Projeto de Lei 1300 foi encaminhado ao Congresso Nacional do Brasil para criação do Dia Nacional do Desafio.

Neste ano, o Dia Do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, acontecendo em 4.023 cidades e com a participação de 63.611.208 pessoas no continente americano. 

Em 5 de abril, foi sancionada a lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio. 

No ano em que o Dia do Desafio ocorreu de forma on-line, em função da pandemia da Covid-19, ocorreu também o fim da competição entre cidades.

Foram definidas as metas para o triênio: ressignificar espaços para a prática esportiva, capacitar os agentes envolvidos no processo, promover o contato entre as instituições parceiras, estabelecer um processo de avaliação do impacto do projeto, estabelecer o compromisso dos parceiros com os objetivos da campanha e dar visibilidade para os projetos que demonstram alinhamento conceitual com a campanha.